Spread the Sign

 

Spread the sign é um Projecto Internacional do Programa Leonardo da Vinci, apoiado pelo Fundo Social Europeu através do Departamento Internacional Sueco para a Educação e a Formação. Spread the sign é um site que divulga línguas gestuais de diferentes países. Este instrumento pedagógico de auto-aprendizagem é de acesso gratuito em qualquer parte do mundo.

Spread the Sign

Inicialmente, este projecto foi desenvolvido para melhorar os conhecimentos dos alunos relativamente a palavras e termos relacionados com áreas vocacionais. Também vai ser alargado a países que não pertencem à União Europeia. O Projecto Spread the Sign está a tornar-se global.

“O projecto Spread the Sign, é uma ferramenta muito útil, que ajuda a ultrapassar a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes. Como experiência própria, este projecto ajudou-me a melhorar a comunicação com ambas as comunidades. Nesse sentido, é uma ferramenta que visa combater a exclusão social. A população pode aproveitar o Spread the Sign para tentar perceber os gestos de cada língua gestual e também para aprender a dizer as palavras oralmente. É um projecto que abrange qualquer comunidade.

O objectivo principal é mostrar o nosso exemplo, ou seja, que todo o ser humano pode trabalhar em conjunto, não devendo haver discriminação por questões mínimas de acessibilidade. Basta um pequeno gesto para mudar.”(Coordenador da equipa de produção David Fonseca)

Visite Spread the Sign