Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Síndrome de Asperger – Características

Síndrome de Asperger – Características
59 votos, media 4.30 (86%)

Síndrome de Asperger – Características que portadores com esta síndrome apresentam. Síndrome de Asperger – Características são semelhantes às do autismo. Assim, portadores de síndrome de Asperger apresentam as seguintes características:

Dificuldade com relacionamentos sociais

Ao contrário de portadores de autismo, muitas pessoas com asperger tentam relacionar-se e apreciam o contacto humano, no entanto apresentam dificuldade na compreensão da comunicação não verbal, por exemplo expressões faciais.

Problemas com Comunicação

Portadores de Asperger falam de forma fluente mas normalmente não prestam atenção se, de facto, as outras pessoas os estão a ouvir. Na realidade são capazes de estar a falar, independentemente se a outra pessoa está interessada.

Embora possuam boa capacidade linguística, apresentam dificuldades porque são literais, ou seja, não conseguem perceber algumas piadas ou frases metafóricas. Por exemplo, “colocar-me nos pés do outro”.

Aprendem factos muito bem e apresentam dificuldade em pensar de forma abstracta, o que pode causar problemas de aprendizagem na escola, nomeadamente na literatura e religião.

Interesses Específicos

Normalmente desenvolvem interesses específicos num tipo de colecção ou hobby, às vezes de forma obsessiva. Isso costuma envolver arranjar ou memorizar factos acerca de determinados objetos. Muitas vezes quando crianças com asperger brincam com outras acham muito difícil lidar com brinquedos a serem colocados noutro sítio.

Gosto pela rotina

Fugir da rotina pode ser algo altamente irritante para o portador de Asperger. Crianças pequenas insistem em fazer o mesmo caminho para a escola, por exemplo. Na escola aborrecem-se com mudanças súbitas, como mudança de atividades . Adultos com asperger organizam o seu dia de acordo com padrões e quando o dia não corre como planeado ficam ansiosos ou irritados. Por exemplo se ficarem presos no trânsito e não chegarem a determinado local à hora definida.

Baixa concentração e facilidade em distrair

Baixa capacidade de concentração e facilidade em distrair-se é muito comum. Ao realizar uma tarefa com facilidade se distraem, mesmo com a mais pequena coisa.