Sinais de Autismo nos Bebés

Sinais de Autismo nos bebés? Sim, existem alguns sinais de autismo nos bebés que poderão ser preocupantes e na presença dos mesmos deverá consultar técnicos de saúde e de educação.

Sinais de Autismo nos Bebés

Cientistas do New York State Institute for Basic Research in Developmental Disabilities concluíram que 40% das crianças diagnosticadas com autismo, apresentavam com apenas um mês de idade, alguns sinais de autismo como rigidez nos braços e visualização diferente dos objectos.

No entanto, isto não significa com certeza que desenvolverá o síndrome. De acordo com António Carlos de Faria “o diagnóstico não é tão simples, e deve ser feito por um especialista, mas os pais devem estar atentos desde cedo com o comportamento dos bebés. Em especial aqueles que não oscilam reacção de fome ou frio, ficam muito quietos no berço, demonstram uma fixação maior pelo objecto que pelas pessoas e não têm costume de olhar nos olhos.”

O bebé produz balbúcios e começa o processo de imitar sons, respondendo aos sons que os pais fazem. O bebé autista dificilmente tem este tipo de brincadeira verbal. Não emite nenhum som e é capaz de ficar muito tempo a olhar para um determinado objecto, não prestando atenção nenhuma ao seu redor.

O bebé responde quando se chama pelo seu nome ou quando se diz “não”. Já o autista ignora aqueles que tentam obter a sua atenção, não tendo qualquer interesse social.

Os bebés apontam, agarram, acenam e tentam falar, no entanto o bebé com autismo não brinca ou joga, não adquire rotinas e não procura nenhuma forma de comunicação com o mundo ao seu redor.

O bebé autista pode ser sensível ao som e ao toques, sentem-se incomodados por sons altos e ruidosos e detestam ser acarinhados ou tocados. Apresentam também movimentos exagerados e repetitivos e muitas vezes parece que não sentem dor.