Refeições em Família

As refeições em família são excelentes oportunidades para fortalecer os laços familiares. De acordo com um estudo da Universidade de Illiniois (Estados Unidos da América) comer em família torna as crianças e os adolescentes mais saudáveis e com um peso mais próximo do considerado ideal.

Qual a importância de comer em família?

O estudo publicado pela conceituada revista Pediatrics concluiu que as crianças e adolescentes que habitualmente fazem refeições em família correm menos riscos de desenvolver doenças do comportamento alimentar e têm mais 24% de probabilidades de consumir alimentos saudáveis, do que aqueles que só raramente se sentam à mesa com a família.

As razões apontadas pelos cientistas que realizaram este estudo prendem-se com o valor nutritivo das refeições caseiras e familiares, mas também, e não menos importante, com o papel educativo que os pais desempenham durante essas ocasiões.

Priorize almoçar ou jantar em família sempre que possível. Transmita bons valores, regras de educação à mesa, formas correctas de se alimentar e proporcione bons momentos de conversa e de intimidade, por exemplo com perguntas que fomentam a conversa sobre o dia na escola.

Atualizado em 16/10/2018