Quadro de Texturas

Quadro de Texturas pretende desenvolver o tacto. Quadro de Texturas trabalha a expressão plástica na sua realização e posteriormente o desenvolvimento das sensações, do toque, do tacto.

Para a realização deste quadro de texturas precisa de vários tipos de têxteis de diferentes texturas, ou na ausência destes, de diferentes tipos de papel, liso, rugosos, com texturas. Corte os materiais em pequenos quadrados de 15 por 15 ou 20 por 20.

Alguns exemplos de materiais: veludo, bombazina, seda,algodão, lã, papel pardo, plástico, lixa, alcatifa, papel de alumínio, esfregão, etc.

Depois de todos os materiais devidamente recortados, numa das paredes da sala coloque-os lado a lado, de forma a que as crianças consigam chegar a todos.

Converse com as crianças sobre cada um dos materiais, com os olhos vendados permita que as crianças tentem adivinhar de que material se trata, deixe-as tocar e comparar cada material identificando as suas diferenças.

Se preferir faça um arquivo de materiais, cole cada quadrado num cartão duro e guarde numa caixa. Ou então crie um dominó de texturas.