Psicologia Educacional

 

Psicologia Educacional ou Psicologia da Educação é um ramo da psicologia dedicado às problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem de crianças e adultos.

Esta vertente da psicologia estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais e o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização.

Assim, a psicologia educacional tem um papel importante na avaliação e desenvolvimento de um plano de intervenção para crianças com necessidades educativas especiais – NEE, nomeadamente, dificuldades de aprendizagem específicas (por exemplo dislexia, disortografia, etc.), perturbações comportamentais (por exemplo perturbação de hiperactividade e défice de atenção) ou perturbações emocionais (por exemplo ansiedade de desempenho, auto-estima ou auto-conceito diminuídos).

Todo este trabalho é desenvolvido em parceria com os educadores (professores e pais) no sentido de tornar o processo ensino-aprendizagem mais efectivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.