Phubbing

 

Phubbing é o ato de ignorar alguém priorizando o smartphone. O Phubbing está a tornar-se cada vez mais comum, mesmo entre as crianças e os adolescentes.

Phubbing é o um nome inventado (phone + snubbing= phubbing)  para descrever uma situação cada vez mais real: ignorar alguém com quem se está socialmente, dando atenção ao telemóvel em lugar da pessoa ou pessoas em causa. A pessoa que está no telemóvel chama-se de phubber.

De facto, esta é uma situação bastante usual, quantas vezes se fala com um colega de escola enquanto este manda mensagens? Ou quantas vezes fala com o seu filho e ele está a jogar no telemóvel?

Embora pareça algo inofensivo, tem repercussões a nível social. Cada vez mais as crianças e os jovens isolam-se no mundo que cabe na palma da mão que são os smartphones e tablets. Enquanto se tornam peritos em aplicações desaprendem como comunicar de forma real,  face a face.

Utilizar o telemóvel para ligar, enviar mensagens e mesmo melhorar o dia a dia com algumas aplicações não tem nada de errado em si, mas é necessário educar as crianças e os adolescentes no sentido de dar primazia às pessoas, aos relacionamentos e à interação social presencial. No fundo, é apenas uma simples regra educacional, prestar atenção com quem se está no momento, sem interrupções desnecessárias.