5 Perguntas sobre o Teste de Gravidez

Atualizado em 24/05/2018

Normalmente, quando a mulher suspeita que está grávida faz um teste de gravidez. Mas qual o melhor momento para fazer o teste de gravidez? Qual o exame mais fiável: o de farmácia ou de sangue? Elaboramos uma lista de questões mais frequentes sobre o teste de gravidez, para que se sinta segura nesta etapa.

Quando Fazer o Teste de Gravidez?

O teste de gravidez pode ser realizado logo no primeiro dia de falta da menstruação. No entanto, o resultado pode ser um falso negativo, devido aos valores baixos da hormona beta HCG. Caso o primeiro teste seja negativo, a menstruação continue em atraso e sejam visíveis outros sintomas de gravidez , deverá repetir um novo teste dentro de uma semana, altura em que a hormona beta HCG já se encontrará no organismo em maiores quantidades.

Que tipos de Testes de Gravidez existem?

Os testes de gravidez mais fiáveis que existem são o teste de urina e o exame de sangue (detetam a presença da hormana beta HCG na urina ou no sangue da mulher grávida).

teste de gravidez de farmácia deteta a presença de HCG na urina e pode ser feito desde o primeiro dia de atraso da menstruação. Apresenta rapidamente resultados: positivo ou negativo. O exame de sangue realiza-se num laboratório certificado, através da recolha de sangue, preferencialmente em jejum. Pode ser realizado a qualquer momento, mesmo que ainda não haja atraso na menstruação.

Como fazer o Teste de Gravidez de Farmácia?

  1. Adquira um teste de gravidez;
  2. Utilize preferencialmente a primeira urina após acordar (contém maior quantidade de hormona);
  3. Destape e urine diretamente para a ponta absorvente (ou para um recipiente limpo onde vai mergulhar a ponta absorvente);
  4. Feche a tampa e aguarde entre 1 a 5 minutos (após esse tempo o teste torna-se inválido);
  5. Interprete os resultados: positivo (duas tiras) ou negativo (uma tira).

Se o teste der negativo ainda pode estar grávida. É possível que ainda não exista quantidade suficiente de hCG na urina para ser detetada pelo teste. Estes níveis aumentam com o tempo, por isso, se a menstruação não aparecer, tente de novo.

Teste de Gravidez de Farmácia - educamais.com

Como Fazer o Exame de Sangue?

Faça uma colheita de sangue num laboratório especializado e aguarde pelos resultados. O exame identifica a gravidez através da concentração de HCG no sangue, permitindo saber com alguma precisão de quantas semanas.

Valores de Referência Beta- HCG

Resultado negativo – Beta-hCG abaixo de 5 mIU/ml.
Resultado indefinido – Beta-hCG entre 5 e 25 mIU/ml
Resultado positivo – Beta-hCG acima de 25 mIU/ml.

Medicamentos podem Interferir no Teste de Gravidez?

Algum tipo de medicação pode interferir com os resultados do teste de gravidez, nomeadamente:

  • Diuréticos;
  • Prometazina, usada para tratar alergias
  • Tranquilizantes, sedativos e medicação para ansiedade;
  • Anticonvulsionantes e antiepilépticos;
  • Medicamentos usados para tratar Parkinson;
  • Medicamentos para tratar infertiidade.

Por sua vez, analgésicos, antibióticos ou anticoncepcionais não interferem com o resultado. Em caso de dúvida consulte o seu ginecologista ou profissional de saúde.