Papel do Animador de Grupo

 

Papel do animador de grupo numa dinâmica de grupo é de extrema importância e é essencial que assuma as suas funções para o bom funcionamento do grupo.

Papel do Animador de Grupo

O animador/líder é responsável pela criação e pela convocatória do grupo, exercendo uma função de vigilância sobre o funcionamento do grupo, especialmente no início, a fim de prevenir potenciais atritos entre os diversos membros. Ele representa, assim, a força de coesão do grupo, isto porque os participantes relacionam-se uns com os outros à imagem do relacionamento que têm com o animador.

Basicamente a tarefa do animador consiste em facilitar o desenvolvimento dos factore que promovem a coesão grupal, criando um ambiente propício à comunicação.

Giovanni Boria, afirma no seu manual para grupos de psicodrama: ” O diretor do psicodrama intervém sobretudo para facilitar, para fazer vir ao de cima sentimentos de confiança, desejo de intimidade e coragem para representar papéis desconhecidos ou temidos, pressuposto fundamental para penetrar na experiência psicodramática. O director realiza tudo isto mediante uma presença activa e propositiva, estimulante e espontânea, uma presença que procura evitar o surgir o difundir-se da ansiedade no seio do grupo.”

Assim, o animador tem de ser capaz de reconhecer e ajudar a superar os factores que potencialmente poderão destruir o grupo: membros constantemente atrasados, formação de pequenos grupos, etc.