Palavras de Afirmação

 

Palavras de Afirmação são uma das linguagens de amor, uma forma de comunicação emocional. Este é o tipo de linguagem que usa as palavras com a intenção de valorizar a pessoa que as recebe.

Todos nós sabemos o poder que as palavras têm, podem levantar ou derrubar alguém por completo. Para a pessoa que tem esta linguagem de amor as palavras são fundamentais!
Estas pessoas reagem muito bem a palavras elogiosas do seu carácter e das suas acções, mas muito mal a críticas constantes. Literalmente uma palavra pode fazê-las alcançar coisas/subir montanhas ou deprimi-las a ponto de as fazer duvidar delas próprias.

Mark Twain afirmou: Um bom elogio permite-me viver durante 2 meses!” Mas de certeza que para as pessoas que a principal linguagem é esta, serão precisos muitos mais!

Existem alguns dialectos, pequenas variáveis dentro desta linguagem de amor:

Elogios Verbais
Na realidade elogios são uma forma de demonstrar admiração por aquilo que cada pessoa é ou faz. Convém referir que os elogios devem ser genuínos e específicos. E sempre que possível referentes também às tentativas e não apenas aos resultados.

“Sabes mesmo pentear-te!”
“O bolo que fizeste ontem é digno do masterchef!”

Palavras de Encorajamento
Encorajamento significa “inspirar confiança”. Muitas vezes o que está em causa não é a capacidade, mas sim a insegurança. A pessoa está insegura e precisa de uma dose de confiança, por isso as palavras são muito importantes.

“Estou orgulhosa do teu percurso, a entrevista vai correr bem!”
“Treinaste o mês inteiro, vais conseguir correr!”

Palavras Amáveis
Claro que amar através das palavras implica dizer boas coisas, mas acima de tudo é necessário usar o tom certo. Pode dizer amo-te e soar exatamente o oposto!

Ainda não sabe qual a sua linguagem de amor? Faça o teste e descubra!