Obesidade Infantil – Tratamento

 

Obesidade infantil – tratamento consiste, essencialmente, em trabalhar três vertentes: alimentação cuidada e equilibrada, exercício físico e educação comportamental. A obesidade infantil pode ter várias causas e o tratamento deve ir de encontro às mesmas.

O tratamento da obesidade infantil implica esforço, não só para a criança mas também para a família. É necessário criar pequenos hábitos saudáveis e incentivar a criança a alimentar-se melhor, fazer algum exercício e a ter comportamentos que melhoram a sua qualidade de vida.

Basicamente o tratamento da obesidade passa por ter uma alimentação equilibrada e ajustada em termos calóricos, pela prática de exercício físico de forma constante e pela mudança de hábitos.

No processo de tratamento da obesidade infantil, é importante que a criança se sinta segura e confiante em si mesma. Pais e educadores devem estimular e reforçar positivamente o comportamento saudável da criança, motivando-a a seguir em frente.

Obesidade Infantil – Dieta

Regra geral uma criança de 3 anos necessita cerca de 1300 calorias por dia, uma criança de 10 anos cerca de 2000 calorias por dia e um adolescente cerca de 2800 calorias por dia dependendo da altura, do peso e do nível de atividade física diária.

A dieta deve ser rica em cereais, vegetais, frutos, produtos lácteos, carne, peixe e leguminosas, respeitando quantidades adequadas e horários próprios. Importante consultar um nutricionista para acompanhamento personalizado.

Obesidade Infantil- Exercício Físico

Ao mesmo tempo que a criança faz uma dieta alimentar também deve praticar exercício. É muito importante encontrar uma atividade que seja apelativa para a criança, algum tipo de desporto que goste de praticar. Se escolher algo que a criança não tenha qualquer prazer a motivação desaparecerá. Também considere as capacidades da criança, o exercício deve começar de forma suave e aumentar o nível de dificuldade gradualmente.

Brincadeiras familiares como jogos, andar de bicicleta, saltar à corda são óptimas formas de exercitar de forma divertida e ao mesmo tempo promover laços familiares.

Obesidade Infantil- Cirurgia

Cirurgia como tratamento da obesidade infantil poderá ser feito com recurso à cirurgia de bypass gástrico ou banda gástrica.

A cirurgia de bypass gástrico consiste em fechar a parte superior do estômago para fazer uma pequena bolsa que contorne a parte superior do intestino e a parte inferior do estômago.

A banda gástrica não altera o sistema digestivo mas reduz a quantidade de alimentos ingeridos. São colocados, de forma estratégica, anéis de plástico à volta do estômago, abaixo do diafragma e do esófago.

Antes de optar por esta situação analise bem os prós e os contras, considere que mesmo com a cirurgia os hábitos têm de ser mudados.