O que é Epilepsia

O que é Epilepsia? Epilepsia é um transtorno cerebral que causa uma predisposição para sofrer crises epilépticas repetidas, cujo grau de intensidade ou cuja duração podem variar.

O que é Epilepsia

Epilepsia não é uma doença mental ou psiquiátrica, mas sim um problema físico resultante de um funcionamento anormal e esporádico de alguns neurónios cerebrais. De acordo com a Fundação Americana de Epilepsia, os indivíduos podem, por um curto período de tempo, sofrer alterações de consciência, de movimentos ou de acções durante o qual as células cerebrais não funcionam adequadamente.

A epilepsia pode afectar qualquer pessoa em qualquer momento da sua vida, mas normalmente manifesta-se na infância ou a partir dos 65 anos de idade. Existem cerca de 50 milhões de habitantes no mundo que convivem diariamente com a epilepsia.

Epilepsia – Causa

Por norma uma crise epiléptica é desencadeada pela actividade eléctrica excessiva de um grupo de neurónios – células cerebrais- e pode afectar funções como o movimento ou comportamento ou a noção do que está a acontecer à sua volta. A crise usualmente dura apenas alguns segundos ou minutos, depois que termina o cérebro retorna ao seu funcionamento normal.

Epilepsia – Sintomas

O sintoma mais comum são as convulsões, no entanto 70% das pessoas com epilepsia desfrutam de uma vida plena, sem crises, gerindo de forma perfeitamente normal o seu tempo, graças à administração de tratamentos anti-epilépticos, como por exemplo, a medicação.

Epilepsia – Diagnóstico

É possível e bastante comum que as pessoas ao longo da sua vida sofram de uma crise epiléptica, mas, segundo a Liga Internacional contra a Epilepsia, para se ser diagnosticado com epilepsia tem de se ter mais do que uma crise. E claro que tem que se ter em conta que febre elevada, diabetes, stress, consumo excessivo de álcool e consumo de drogas podem desencadear uma crise, mas não são considerados epilepsia.