O Grande Livro das Birras e dos Medos

O Grande Livro das Birras e dos Medos, do pediatra Mário Cordeiro, traz à luz todos aqueles momentos de tensão entre os pais e os filhos, procurando encontrar estratégias para lidar com os mesmos.

O Grande Livro das Birras e dos Medos

Birras e medos são amplamente conhecidos de qualquer família com filhos: quando a criança grita porque lhe foi negado um novo brinquedo na loja, quando a criança não quer comer o que está no prato ou não quer tomar banho ou escovar os dentes…a lista é infindável.

De acordo com o autor do livro – Mário Cordeiro, “as birras são a expressão daquilo que é a frustração, quando mal assumida, gerida e metabolizada. Temos desejos e expectativas, e temos a realidade.” Não são portanto, algo que os pais devam temer ou envergonhar, apenas aprender a lidar.

De acordo com o autor deste livro a melhor forma de lidar com o comportamento infantil é mostrando disponibilidade e firmeza afetiva, dando tempo à criança para refletir e assimilar. ” Explicar que nem tem de abdicar dos seus desejos – quando muito, terá de adiá-los -, nem que a sua vida é má e rasteira. O que não pode ser permitido são manifestações violentas: cuspir, morder, arranhar, bater, atirar com coisas, etc.”

Resumindo, este livro pretende transmitir aos pais, educadores e todos os interessados na temática que as birras e os medos fazem parte do dia a dia das famílias e que é importante criar estratégias para dar a volta a essas situações.