Lengalenga da Formiga e da Neve

Lengalenga da Formiga e da Neve é mais uma das lengalengas tradicionais.  Lengalenga da Formiga e da Neve é ideal para exercitar a memória e a aprendizagem sequencial das crianças.

Lengalenga da Formiga e da Neve

Uma Formiga andava a passear num dia de Inverno em que havia muita neve.Prendeu um pé na neve e muito admirada exclamou:

-Ó neve tu és tão forte, que meu pé prendes?!
-Mais forte é o sol que me derrete!

-Ó sol tu és tão forte que derretes a neve, que meu pé prende?!
-Mais forte é a parede que me impede!

-Ó parede tu és tão forte que impedes o sol que derrete a neve, que meu pé prende?!
-Mais forte é o rato que me fura!

-Ó rato tu es tão forte que furas a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende?!
-Mais forte é o gato que me come!

-Ó gato tu és tão forte que comes o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende?!
-Mais forte é o cão que me morde!

-Ó cão tu és tão forte que mordes no gato que come o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende?!
-Mais forte é o pau que me bate!

-Ó pau tu és tão forte que bates no cão que morde no gato que come o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende?!
-Mais forte é o lume que me queima!

-Ó lume tu és tão forte que queimas o pau que bate no cão que morde no gato que come o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende?!
-Mais forte é a água que me apaga!

-Ó água tu és tão forte que apagas o lume que queima o pau que bate no cão que morde no gato que come o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende?!
-Mais forte é o boi que me bebe!

-Ó boi tu és tão forte que bebes a água que apaga o lume que queima o pau que bate no cão que morde no gato que come o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a neve que meu pé prende!
-Mais forte é o Homem que me come!

-Ó Homem tu és tão forte que comes o boi que bebe a água que apaga o lume que queima o pau que bate no cão que morde no gato que come o rato que fura a parede que impede o sol que derrete a nave que meu pé prende?!
-Mais forte é DEUS!

Como utilizar a Lengalenga da Formiga e da Neve

Para crianças mais pequenas introduza uma ou duas frases por semana. Para tornar a aprendizagem mais divertida e funcional crie gestos que identifiquem cada personagem em cada frase.

Pode optar por criar fantoches com meias ou fantoches de vara ou ainda utilizar desenhos criados pelas crianças.

Utilizar a expressão dramática também é uma opção divertida e bastante lúdica: cada criança representa uma personagem e veste-se de acordo com a mesma.