Jogo da Vassoura

O jogo da vassoura é uma atividade que promove a criatividade e a capacidade de reinventar novas formas de usar um objeto. Este jogo educativo é uma forma divertida de estimular o desenvolvimento criativo e imaginativo dos mais novos.

Idades: a partir dos 5 anos.

Material: uma vassoura.

Regras do Jogo da Vassoura

  1. Peça às crianças para se sentarem numa roda, em cadeiras, almofadas ou simplesmente no chão.
  2. Exemplifique  a forma de jogar, pegando na vassoura e usando-a como se fosse outro objeto. Por exemplo, uma cana de pesca.
  3. Passe a vassoura à criança que se encontra à sua esquerda para que reinvente uma nova forma de utilizar a vassoura.
  4. O jogo continua, passando a vassoura para o colega à esquerda, até todos terem tido a oportunidade de dar largas à sua imaginação!

Naturalmente, não se pode repetir gestos e funções da vassoura, mas não deve ser um problema, porque os mais novos são bastante criativos!

Após fazer uma ronda com a vassoura, pode utilizar outros objetos e começar novamente o jogo:

  • uma toalha;
  • uma colher;
  • uma almofada;
  • um saco de papel ou plástico;
  • uma corda;
  • etc.

Benefícios do Jogo da Vassoura

Este jogo educativo é ideal para estimular a criatividade e imaginação dos mais novos. Não é apenas uma atividade divertida e que vai causar umas boas gargalhas; permite que as crianças desenvolvam o seu lado criativo ao mesmo tempo que trabalham a capacidade de estar perante os outros.

Estimula também o respeito e aceitação do outro, na medida em aguarda pela sua vez de jogar e presta atenção, valorizando a função que o colega dá ao objeto.

Atualizado em 11/09/2018