Jogo dos Legumes

 

Jogo dos Legumes é um jogo sensorial que permite identificar diferentes formas dos diversos legumes utilizados. Jogo dos Legumes é adequado para grupos pequenos (5 a 6 crianças), desde os dois anos. Pode ser feito na escola ou jardim de infância ou com os pais em casa, com amigos ou primos, por exemplo.

O que precisa para Jogo dos Legumes

Necessita de vários legumes, preferencialmente mais resistentes como nabo, cenoura, batata, pimento, alho-francês, etc e papel de alumínio.

Jogo dos Legumes

Mostre os legumes às crianças. Converse sobre a cor, a textura, o cheiro de cada legume (se for possível compre os legumes com as crianças). Pergunte acerca do nome dos legumes.

Seguidamente peça às crianças para embrulharem os legumes no papel de alumínio, de forma a que se possa identificar pelos contornos (se as crianças forem mais pequenas ajude nesta tarefa para não romper o alumínio).

Depois de embrulhados, legume a legume, peça para as crianças identificarem qual o nome exacto de cada um e para os mais crescidos o que se pode fazer com eles, qual o paladar, a cor, etc.

Legumes em Inglês

Através deste jogo também pode ensinar o nome dos legumes em inglês. Desta forma apenas precisa dos legumes e conforme for mostrando peça para dizerem o nome em português e de seguida em inglês.