Jogo do Pião

Jogo do Pião é uma jogo tradicional que utiliza um objecto de madeira afunilado com uma ponta em metal. Hoje em dia o pião é criado em diversos materiais como plástico, metal ou madeira e com diferentes formas. Também existem piões sem ser necessário usar uma corda para os girar. Pode realizar este jogo com duas crianças ou mais.

Material para Jogo do Pião

Para jogar da forma tradicional necessita de um pião, corda e algo para desenhar um círculo no chão.

Descrição e Regras do Jogo do Pião

  • Inicialmente, desenha-se um círculo no chão com aproximadamente 1,5 metros de raio, local para onde os jogadores vão lançar o dado, de forma ordenada, previamente escolhida.
  • O jogador cujo pião ficar dentro do círculo depois deste girar, sai fora do jogo, mas deixa o pião no mesmo local.
  • Os restantes jogadores, um de cada vez, tentam deitar fora do círculo o pião. Sempre que um jogador conseguir retirar o pião do outro jogador ganha um ponto.
  • As regras do jogo permitem que o jogador oriente o pião, girando-o na palma da mão e depois atirá-lo contra o pião que está no chão para tentar que este saia do círculo ao mesmo tempo que tenta que o seu pião não fique preso no círculo.
  • Cada jogo é composto por três séries de lançamentos, vencendo o jogador que obtiver mais pontos.

Benefícios do Jogo do Pião

Este é um jogo de ar livre por excelência que possibilita o convívio entre as crianças e adolescentes, para além de trabalhar a motricidade. Como qualquer jogo motiva a aprendizagem e o seguimento de regras, fomentando assim uma aprendizagem social.