Inventário de Comportamentos Autísticos – ICA

 

Inventário de Comportamentos Autísticos – ICA é uma adaptação para português da Autism Behaviour Checklist – ABC desenvolvida por Krug, Arick e Almond em 1980.  Inventário de Comportamentos Autísticos – ICA foi adaptado por Marteleto e Pedromônico em 2005.

Inventário de Comportamentos Autísticos

Esta escala é uma lista de 57 comportamentos não adaptativos, atípicos, organizados em cinco áreas: sentidos, relações, uso do corpo e objetos, linguagem e interação social e autocuidado.  Foi desenhada para aplicação a crianças em idade escolar, mas pode ser utilizada na idade pré-escolar.

Como usar o Inventário de Comportamentos Autísticos

Cada item é pontuado de 1 a 4, resultando numa  pontuação parcial para cada domínio e numa pontuação global. Quando a pontuação atinge um total de  68 pontos ou mais, considera-se a criança com autismo. Se a  pontuação está entre 54 e 67 é indicativo da criança ter autismo.  Pontuação entre 47 e 53 levanta dúvidas quanto à probabilidade da criança ter autismo e  valores abaixo de 47 indicam que a criança é típica.

É importante referir que esta escala é um instrumento complementar, tem de ser complementada por outros testes de diagnóstico de autismo.