História de Carnaval

 

História de Carnaval repete-se todos os anos em Fevereiro. Carnaval é a altura do ano em que se criam máscaras e roupas específicas e se faz diversos tipos de brincadeiras e ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Origem do Carnaval

Não se sabe ao certo a origem do Carnaval. Os Gregos realizavam uma festa para agradecer pelas colheitas, tradição também adotada pelos romanos. Mais tarde, na Idade Média, no período do Carnaval realizavam-se festas populares, em que cada cidade fazia as suas próprias brincadeiras e tinha os seus próprios costumes. No renascimento foram incorporados os bailes de máscaras e os carros alegóricos. Em termos religiosos Carnaval significa o adeus à carne (do latim “carne vale“), tempo de abundância antes da quaresma, preparação para a Páscoa.

Máscaras e Pinturas de Carnaval

O Carnaval é por excelência, um tempo para realizar vários jogos e brincadeiras com as crianças. Máscaras, roupas, pinturas são outras áreas que pode trabalhar com as crianças, exercitando, assim, a motricidade fina e as capacidades artísticas e lúdicas.

Carnaval no Brasil

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, realizando-se por todo o país. Normalmente começa na noite de sexta-feira e termina  na noite da terça-feira, mas em algumas cidades, estende-se até domingo.

Carnaval em Portugal

Normalmente nesta altura do ano as escolas estão em férias o que permite que as crianças e adultos se mascarem. Em zonas mais tradicionais existem zés-pereiras que acompanham o desfile tocando bombo.

,