Figuras Complexas de Rey

 

Figuras Complexas de Rey é um teste destinado a avaliar a percepção visual e a elaboração dessa percepção. Figuras Complexas de Rey também avalia o planeamento e desenvolvimento de estratégias assim como a actividade de memorização visual.

Figuras Complexas de Rey

Figuras Complexas de Rey  utiliza-se em crianças (a partir dos 4 anos) com problemas de aprendizagem ou dificuldade de ajustamento e em adultos quando revelam distúrbios de comportamento.

A aplicação é individual e seu tempo de aplicação é variável (entre 5 e 25 minutos).

A aplicação do teste é  simples e consiste em três fases. A primeira fase é apresentar a figura, pedir que o indivíduo copie, informando-o que não é necessária uma cópia exacta, mas sim prestar atenção as proporções e, acima de tudo, não ter pressa.

A segunda fase é a da memória imediata, na qual o examinado deve reproduzir de memória a figura copiada. O tempo de reprodução é livre, sendo indicado pelo indivíduo o término da figura.

Após um intervalo de trinta minutos inicia-se a terceira fase, pedindo-se ao indivíduo que reproduza mais uma vez a figura.

A Figura Complexa de Rey é utilizada em muitos países na área da neuropsicologia (epilepsias) e em outras situações como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo. A Figura de Rey pode ser avaliada tanto quantitativamente e qualitativamente.