Expressão Dramática

 

Expressão Dramática permite o desenvolvimento pessoal da criança. A expressão dramática pode ser realizada na sala, no jardim de infância, no pré-escolar, no 1º ciclo, na educação em geral, mas também como dinâmica de grupo noutros contextos. Implica uma planificação e um conjunto de atividades e jogos programados.

Expressão dramática  – o que é

Expressão dramática não é propriamente teatro, tem os seus próprios objetivos e utiliza jogos dramáticos e um conjunto de actividades lúdicas. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática.

A expressão dramática utiliza a dramatização, jogos dramáticos, expressão corporal e outros para fantasiar, desenvolver a expressividade de uma forma lúdica e divertida.

Benefícios da Expressão dramática

Esta prática pedagógica favorece o desenvolvimento global, tanto da criança como do adulto, a nível cognitivo, afetivo, sensorial, motor e até mesmo estético. Permite também explorar outras expressões como a expressão plástica, a expressão corporal, a expressão musical e a motricidade.

Ao utilizar a expressão dramática desenvolve-se um conjunto de competências sociais e de personalidade, através da utilização do “faz de conta”, de fantoches, de representações, de sombras chinesas, diversos tipos de roupa e vários adereços.