Expressão Dramática no Jardim de Infância

 

Expressão Dramática no jardim de infância é frequentemente utilizada. Expressão Dramática no jardim de infância permite desenvolver várias áreas.

Expressão Dramática no Jardim de Infância

A expressão dramática é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das crianças: a nível da linguagem, da expressão das emoções e reações, da capacidade imaginativa e criativa, da afetividade e das capacidades sociais.

A expressão dramática pode estar presente de forma pontual ou como atividade constante na sala. Poderá criar um cantinho na sala onde as crianças podem dar azo à sua imaginação. Por exemplo um baú com roupas e adereços diversos como chapéus, lenços, sapatos, casacos, etc. O ideal é que neste canto exista um espelho e um espaço amplo para as criarem as suas próprias histórias e enredos.

De forma pontual pode criar histórias ou recriar contos tradicionais com as suas crianças. Por exemplo trabalhe de forma semanal a história do Capuchinho Vermelho ou outras histórias. Leia a história de forma pausada e participativa (peça às crianças para fazer som dos passos, do vento a passar pelas árvores, do canto do capuchinho vermelho, do rugido do lobo mau…). De seguida escolha personagens e respetivas roupas e adereços (poderá criar alguns em expressão plástica) e em conjunto criem diálogos e representações. O tempo vai passar a correr!