Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths

Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths é um teste psicológico. Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths pretende avaliar o ritmo de desenvolvimento de crianças dos 0 aos 2 anos e dos 2 aos 8 anos, de forma individual ou colectiva, utilizando diversos materiais coloridos.

Esta escala avalia basicamente  seis áreas: motricidade, pessoal-social, audição e linguagem, coordenação olho-mão e realização e raciocínio prático.

Na área da motricidade avalia o desenvolvimento motor. Por exemplo, andar, subir e descer escadas, apanhar e atirar uma bola, chutar uma bola, entre outras.

Na subescala pessoal-social avalia-se o nível de autonomia da criança em termos de higiene, alimentação, vestuário e interação social: se sabe o seu nome e morada, se utiliza talheres, se se veste sozinha, como se relaciona com os outros, etc.

A coordenação olho-mão pretende avaliar a motricidade fina, a manipulação de objectos, a lateralidade e as competências gráfico motoras e visuais. Manejar a tesoura, construir torres de cubos ou desenhar linhas ou círculos são exemplos.

Relativamente ao raciocínio prático avalia-se a velocidade de processamento e de execução, a percepção visual e a orientação espacial e a persistência: associar cores e realizar encaixes com figuras geométricas, por exemplo.

Em termos de audição e linguagem esta escala avalia o nível de linguagem receptivo e expressivo: tipos de frases utilizadas, utilização de adjectivos e advérbios, compreensão verbal, nomeação e identificação de objectos, entre outros.

Existem duas escalas, uma para crianças entre os 0 e os 2 anos e outra para crianças entre os 2 e os 8 anos. A primeira é constituída por manual, caderno de registos e kit de materiais. A segunda  por manual técnico, manual de administração, caderno de registo, caderno de grafismo e kit de materiais.