Engatinhar

 

Engatinhar acontece, por norma, entre os 8 e os 12 meses. Engatinhar pode acontecer mais cedo ou mesmo existem crianças que nunca o fazem. Isto não é sintoma de qualquer problema na altura de aprender a andar, o que pode acontecer é que o bebé pode sentir-se menos seguro.

Inicialmente, o bebé arrasta-se sobre a barriga, levantando o pescoço e balançando-se para a frente e para trás. Depois começa a engatinhar, o que é um grande momento, pois pode deslocar-se para onde quiser.

Engatinhar fortalece os músculos e favorece a coordenação motora do corpo, potenciando o sentido de orientação e o equilíbrio. Alia também benefícios psicológicos e emocionais, na medida em que o bebé pode explorar o mundo “sozinho”.

Para incentivar o engatinhar coloque o bebé no chão e dentro do seu campo de visão coloque um objecto que goste. Primeiramente tentará alcançar o objecto arrastando-se sobre a barriga e fazendo força com os braços. O passo seguinte é engatinhar. Saiba mais sobre como ensinar a engatinhar.