ENEM

Enem é o exame nacional de ensino médio no Brasil. Enem, criado em 1998, serve para testar os conhecimentos dos alunos antes do vestibular.

O Enem avalia as habilidades e competências dos alunos de uma forma prática e é baseado nos princípios da Lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB).

O exame é constituído por 4 blocos de 45 questões cada um: Ciências Humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), Ciências da Natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), Linguagens, Códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e Matemática e suas tecnologias (matemática).

Este exame apresenta uma grande vantagem pois cerca de 600 instituições de ensino superior têm em conta os resultados desta prova para seleção.

Outro incentivo passa pelo Programa para Todos (PorUni), implementado em 2005, que permite que estudantes de baixa condição económica possam receber bolsas integrais ou parciais.