Doença Infantil – Impetigo

A doença infantil – impetigo é muito comum em crianças. Esta infecção, que afecta a camada superior da pele e é altamente contagiosa, pode ser causada por dois tipos de bactérias: estafilococos  (staphylococcus aureus) e estreptococos (streptococcus). A primeira bactéria afecta crianças de todas as idades, no entanto a segunda ocorre com mais frequência entre os 3 e os 5 anos.

Dependendo da bactéria, o impetigo pode assumir duas formas: comum ou bolhoso. O primeiro tipo começa por ser uma pequena bolha que rebenta, criando uma crosta amarela. O segundo tipo cria grandes bolhas, especialmente no rosto que também rebentam deixando uma ferida avermelhada e húmida.

Esta doença infantil propaga-se pelo contacto directo, portanto esteja atento ao rosto e corpo do seu filho ou educando. Picadas de insectos, cortes, ou outro tipo de ferimentos aumenta o risco de desenvolver impetigo. É por isso de extrema importância a desinfecção e cuidado de qualquer ferida da criança, assim como hábitos de higiene diários.