Disléxicos precisam de mais tempo para tarefas quotidianas

Os disléxicos precisam de mais tempo para realizar tarefas quotidianas. No dia-a-dia a criança  despende muito tempo para realizar determinadas tarefas,como escrever um email ou reunir informação para um trabalho escolar.

A criança disléxica demora mais tempo a fazer seja o que for: escrever, acertar na ortografia, ler, seguir indicações de orientação, estudar. Ela tem de trabalhar mais do que os colegas e muitas vezes com resultados inferiores. Mesmo que utilize todas as estratégias disponíveis para lidar com a dislexia, demora mais tempo que os outros.

Muitas vezes estudará a matéria e no momento do exame, simplesmente a matéria que sabia tão bem irá desaparecer! Ou então ao ler uma pergunta do teste não compreende o que é pedido e portanto responde algo errado ou pelo menos descontextualizado.

Tudo isto pode tornar-se bastante frustrante, por isso faça questão de lembrar ao seu filho que ele não é preguiçoso ou burro, apenas precisa de mais tempo para encontrar as respostas. Transmita-lhe segurança e apoio.