Disléxica Susan Hampshire

 

Disléxica Susan Hampshire nasceu em Londres, sendo a mais nova de 4 irmãos. Disléxica Susan Hampshire, desde muito nova, teve problemas com a leitura. Apenas em adulta é que lhe foi diagnosticada a dislexia. Como este diagnóstico foi tardio, o seu percurso escolar foi complicado, mas a sua mãe estava determinada em facultar-lhe o melhor ensino possível. Ela gostaria de ter enveredado pela profissão de enfermeira, mas optou pelo teatro ainda na sua adolescência.

Disléxica Susan Hampshire

Susan Hampshire trabalhou no teatro e em várias séries da televisão BBC. Recebeu 3 Emmy Awards pela sua participação nas seguintes séries: The First Churchills e Vanity Fair . Foi presidente do Dyslexia Institute (Inglaterra) entre os anos 1995-1998 e permanece envolvida no serviço a pessoas com dislexia. Tem contribuído de forma espectacular para a compreensão da dislexia, inspirando e motivando disléxicos e as suas famílias por toda a Inglaterra.

Susan Hampshire e dislexia

Na sua autobiografia – “Susan’s Story” – ela descreve a sua luta com a dislexia e como encontrou coragem para falar abertamente acerca das suas dificuldades. A uma questão colocada por uma jovem disléxica acerca de como lidava com a sua dislexia, Susan respondeu: “ É muito frustante. Por causa do meu trabalho, dispendo muito tempo para ler os guiões, as minhas falas. Sacrifico noites porque o meu trabalho é importante para mim e tenho de ler e reler as minhas falas. Tenho dias muito bons e dias muito maus.”