Dislexia e Pais

 

Dislexia e pais é uma dinâmica familiar por vezes complicada de lidar.

Dislexia e Pais

Todos os pais desejam proteger e cuidar devidamente dos seus filhos. E é sempre um pouco mais complicado quando os filhos têm alguma dificuldade de aprendizagem como dislexia. Muitas vezes protegem os filhos de forma excessiva com o intuito de evitar o sofrimento ou impedem que vivenciam as situações em pleno. No entanto, isso pode  prejudicar o crescimento e desenvolvimento do seu filho.

Não proteja demasiado o seu filho disléxico

Não proteja demasiado o seu filho só porque tem dislexia ou outra dificuldade de aprendizagem. No fundo, não está a ajudá-lo, mas a prejudicar o seu desenvolvimento.

Precisa de ensinar o seu filho a defender-se e a “fincar” os pés naquilo que é e acredita, isto porque não vai estar sempre com ele para o proteger.

Ensine ferramentas para a vida autónoma

Tem de fazer com que o seu filho compreenda que o mundo não é justo, especialmente para quem tem algum tipo de dificuldade como a dislexia. Colegas vão gozar porque vão achar que o seu filho é um alvo fácil (veja ciberbullying).

É importante também ensinar o seu filho que ter dislexia ou outra dificuldade de aprendizagem não pode servir de desculpa para fazer qualquer coisa, existem regras e boa educação.

Ensine o seu filho a lidar com as situações do quotidiano de forma autónoma, por exemplo com o seu próprio dinheiro, é importante criar bons hábitos que o ajudarão na sua vida futura.