Dislexia e Omega 3

 

Dislexia e Omega 3 estão relacionados. Dislexia,  Omega 3 e a sua relação foram alvo de uma investigação patrocinada pelo DRT – Dyslexia Research Trust. Os estudos levados a cabo por esta organização têm demonstrado que muitas crianças com dislexia, com dispraxia ou défice de atenção e hiperatividade ou combinações destes,  podem beneficiar se ingerirem omega-3.

Omega 3

Omega 3, suplementos de óleo de peixe, fornecem ácidos gordos altamente insaturados que constituem 20% do peso do cérebro. Um deles, o ácido eicosapentanóico, é particularmente importante para a função cerebral porque os neurónios magnocelulares parecem ser especialmente vulneráveis à falta de omega 3.

Dislexia e Omega 3

Os resultados do estudo Oxford-Durham, que entretanto foram publicados, demonstraram que cápsulas de óleo de peixe, ingeridas durante 3 meses, podem ajudar a complementar a leitura, escrita, atenção e concentração das crianças com dispraxia melhorarando-a significativamente.

“Além disso, temos notado melhorias notáveis em muitas das crianças que frequentam as nossas clínicas DRT depois de termos recomendado que tomem suplementos de óleo de peixe – Omega 3. Dados esses que estão a ser quantificados no momento.” (Pediatrics 2005, 115 ).