Dislexia é mais do que um problema de leitura

 

Dislexia é mais do que um problema de leitura ou simples troca de números. Dislexia é mais do que um problema de leitura, é mais abrangente e complexa do que isso. A dislexia também implica ter dificuldades na escrita, nas relações espaciais, nas indicações de orientação, na gestão do tempo, na recordação de palavras e na memória. Por exemplo, a incapacidade de, por breves momentos, não se lembrar do nome do melhor amigo.

Dislexia é mais do que um problema de leitura

A palavra dislexia tem origem na partícula grega dys, que significa mal e lexia que significa acção de falar. A dislexia é um problema neurológico relacionado com as competências da linguagem e da leitura, muitas vezes afectando também as competências relacionadas com a ortografia, a escrita, a compreensão auditiva, a fala e a memória.

É possível encontrar uma definição geral de dislexia, mas esta apresenta características únicas para cada criança ou adulto disléxico. Por exemplo, todos os disléxicos apresentam dificuldades nas competências da linguagem, no entanto o que isso significa pode variar de pessoa para pessoa. Uma criança disléxica pode ter dificuldades com a leitura, mas não trocar números nem ter problemas de memória.

Normalmente faz-se uma apresentação da dislexia de uma forma muito simplista como alguém que troca números e tem dificuldade com a leitura, porém a dislexia é uma dificuldade de aprendizagem mais complexa, não existindo uma solução ou forma de intervenção única para todas as crianças, jovens ou adultos disléxicos.