Dislexia- Dificuldade em Recordar Palavras

Dislexia – dificuldade em recordar palavras, mesmo aquelas mais simples, conhecidas e que fazem parte do vocabulário da criança. Aliás, é uma situação bastante frequente um disléxico não conseguir lembrar-se de palavras simples do dia-a-dia.

Dislexia- Dificuldade em Recordar Palavras

Por exemplo, uma criança disléxica poderá dizer: “Mãe, chegas-me a coisa que está dentro da coisa?” querendo dizer “Mãe, chegas-me a borracha que está dentro do estojo?”. Todas as pessoas passam por estes lapsos de memória, mas para crianças ou adolescentes com dislexia é uma situação regular.

Por isso, muitas vezes, quando lhes é pedido que escrevam um texto, deparam-se com dificuldades. Palavras simples, como “apenas” ou “dele” podem revelar-se um problema, tornando a escrita mais lenta e muitas vezes utilizando palavras menos adequadas, simplesmente porque não se lembram “daquela palavra”.

A criança e o adolescente disléxico enfrentam constantemente este sentimento de frustração, de ter de parar o seu trabalho repetidas vezes para se lembrar da palavra ou não conseguir expressar verbalmente o que sente ou pretende por falta de uma palavra supostamente comum e que “toda a gente sabe”.