Dinâmicas de grupo

 

Dinâmicas de grupo têm como objectivo principal proporcionar aos participantes uma experiência pessoal e particular de aprendizagem. Dinâmicas de grupo possibilitam a tomada de consciência e facilitam a aquisição de novos modos de pensar, sentir e relacionar-se com os outros.

Dinâmicas de Grupo

Para trabalhar com um grupo, utilizando a experimentação activa e estimulando a emotividade, recorre-se frequentemente à dramatização e ao movimento, técnicas que facilitam a criação de um clima afectivo e emotivo. Assim, as pessoas que participam na dinâmica de grupo encontram um ambiente favorável onde podem reduzir as próprias defesas, explorar e tomar consciência de aspectos que lhes dizem respeito. Em grupo é possível trabalhar e estimular, de forma específica, as três dimensões do funcionamento psicológico humano: a dimensão emotivo-afectiva, a dimensão cognitiva e a dimensão experiencial.

Na dinâmica de grupo a própria estrutura dos jogos psicológicos permite activar os processos dinâmicos dentro desse mesmo grupo: as regras que orientam o comportamento dos participantes, o espaço lúdico no qual os membros do grupo experimentam o relacionamento interpessoal, o simulacro da realidade que proporciona trazer temas relativos à vida do grupo e de cada um dos seus membros e a garantia de segurança para o participante na medida em que as situações não lhe traz excessiva ansiedade.