Dinâmicas de Grupo na Escola

 

As Dinâmicas de grupo na escola são adequadas para todos. Dinâmicas de grupo na escola permitem trabalhar, por parte dos educadores e animadores, diversas questões como a apatia, agressividade, instabilidade, emotividade promovendo que os alunos adquiram a capacidade de se apreciarem de forma realista e positiva facilitando as relações interpessoais de forma saudável e equilibrada.

Sala para as Dinâmicas

Deve ser escolhida uma sala com pouco mobiliário ou mesmo vazia, preferencialmente uma sala diferente daquele que os alunos têm aulas. No caso de não se conseguir uma sala vazia, encostar os móveis de forma a ser possível colocar cadeiras em círculo. É muito importante que não estejam presentes pessoas estranhas à turma, para não criar um clima de desconfiança e de superficialidade entre os elementos do grupo.

Como Fazer Dinâmicas

Inicialmente o animador poderá sentir uma reacção agressiva à dinâmica, na forma de piadas ou comentários pouco simpáticos. É perfeitamente normal neste tipo de situação, é uma resposta defensiva, o animador deverá responder de forma agradável, mas firme. Não é obrigatório participar, mas deverão permanecer na sala.

O comportamento do animador deverá ser o mais empático e assertivo possível: deverá evitar críticas e comentários negativos. “és sempre o mesmo!” ou “não sejas estúpido!” são comentários inaceitáveis na sala de aula e naturalmente também na dinâmica de grupo.

É importante que  o alunos atuem na linha do fazer de conta, ou seja como se estivessem a comer, a dormir, no lugar do outro, etc. No final das dinâmicas é essencial que os alunos verbalizem o que experimentaram e aprendam a respeitar a opinião e partilha de sentimentos dos outros. Veja dinâmicas de grupo que poderá fazer com os seus alunos!