Dinâmica dos Olhos

 

Dinâmica dos olhos trabalha a capacidade de expressar e reconhecer emoções através do olhar. Dinâmica dos olhos é uma dinâmica de grupo perfeitamente adequada a adolescentes ou idosos e poderá ter a duração de cerca de 60 minutos conforme o número de participantes.

O que precisa para Dinâmica dos Olhos

Para esta dinâmica necessita de uma sala ampla com cadeiras disponíveis, folhas de papel, lápis e lenço.

Antes de iniciar a dinâmica prepare a sala e disponha as cadeiras em semi-círculo. Após os participantes tomarem o seu lugar distribua a cada um duas folhas e um lápis.

Dinâmica dos Olhos

Peça a cada participante para desenhar, na primeira folha, algumas emoções positivas e negativas, por exemplo alegria, tristeza, zanga, etc. Após esta tarefa recolha os papeís.

Um a um, cada participante coloca-se no centro do grupo e com o rosto tapado (permitindo apenas ver os olhos), irá exprimir um estado de uma folha que o animador lhe facultar. Os outros participantes não poderão saber de qual emoção se trata.

Na segunda folha, os participantes escreverão ou desenharão o que perceberam do olhar. Quando todos tiverem participado, o animador convida todos os participantes a expressarem o que sentiram durante a dinâmica de grupo.

Esta dinâmica de grupo é ideal para que os membros do grupo se conheçam um pouco melhor e compreendam a complexidade das emoções humanas e das formas de cada um se exprimir.