Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Dinâmica do Teatro

Dinâmica do Teatro permite que cada participante tome consciência da postura que tem na vida e da capacidade que tem ou não de se expor. Apenas necessita de uma sala e cadeiras.

Dinâmica do Teatro

Para começar o animador incentiva o grupo a imaginar que a sala onde se encontra é um teatro, por isso todos os participantes devem posicionar-se no fim da sala, com as suas cadeiras, como se estivessem por detrás do palco.

O animador afasta-se e demonstra que está a fechar o pano e finge que sobe ao palco.
De seguida, pede que cada participante (um de cada vez) também suba ao palco, usando degraus e faça um gesto ou outra acção, mas sem usar palavras. Depois, deve ir para o fundo do palco.

Numa segunda fase o animador “abre o pano” e convida os participantes a interagirem com o público através de gestos (dançar, mandar beijos…), mas sem usar a linguagem verbal.

Numa terceira fase os participantes que subirem ao palco deverão interagir com o público utilizando a linguagem verbal (cantar, declamar…).

No final cada participante poderá expressar os seus sentimentos e escutar as observações de quem assistiu e dos que não participaram activamente no jogo.

O animador deve ser especialmente sensível nesta dinâmica, pois este jogo pode causar ansiedade. Os participantes deverão participar de forma livre e sem pressão, enquanto que os que observam o deverão fazer em silêncio.