Educamais.com
Tudo o que precisa saber sobre educação e dificuldades de aprendizagem.

Dinâmica do Presente

Dinâmica do Presente
15 votos, media 4.70 (93%)

Dinâmica do Presente tem o propósito de ajudar a identificar e expressar as necessidade afectivas pessoais.

Dinâmica do Presente

Dinâmica do Presente é adequada a grupos com 5 a 20 participantes com idades superiores a 10 anos. Tem a duração aproximada de 45 minutos, dependendo do número de participantes. É necessário lápis e folhas de papel A5.

Como realizar a Dinâmica do Presente

O animador distribui uma folha de papel A5 e um lápis por cada participante e convida a pensarem sobre um presente que gostariam de oferecer na próxima festa de Natal. Após escrever, de forma anónima, cada participante entrega a sua folha  ao animador que as redistribui de forma aleatória, fazendo de forma a que ninguém fique com o seu próprio trabalho.

Após observar os textos cada participante exprime a sua opinião tendo em conta o significado afectivo do presente que lhe calhou. No final da partilha o animador questiona os participantes se as reflexões feitas acerca dos trabalhos foram úteis e válidas.

O animador deve estar particularmente atento ao significado atribuído ao presente recebido, às capacidades e eventuais dificuldades encontradas durante o jogo e ao tipo de presente escolhido.