Dinâmica do Ponto Preto

 

Dinâmica do Ponto Preto pretende facilitar o auto conhecimento e o conhecimento recíproco. Dinâmica do Ponto estimula a fantasia e a criatividade na escrita.

O que precisa para Dinâmica do Ponto Preto

É uma dinâmica adequada para grupos entre 8 e 20 pessoas, com idades superiores a 10 anos. Para a sua realização necessita de uma sala bastante ampla, cadeiras, folhas de papel e canetas, durante aproximadamente uma hora.

O animador prepara para cada participante do grupo uma folha de papel em branco. No centro de cada folha desenha um ponto.

Dinâmica do Ponto Preto

Após a distribuição das folhas o animador motiva cada participante a fazer um desenho partindo desse ponto.

Quando todos tiverem acabado o desenho, o animador convida cada um a dar um título e a escrevê-lo na folha. De seguida, o animador sugere que cada elemento do grupo descreva e comente o desenho que realizou, focando qual o papel do ponto e qual a inspiração.

Pode elaborar um pouco mais, entregando novas folhas, mas desta vez com dois pontos e seguir exactamente a mesma dinâmica, sendo que o foco seria a relação entre os dois pontos.

O ponto representa a nossa identidade e a percepção que temos de nós próprios, por isso é importante observar como se desenvolve o desenho e a ideia que  cada pessoa atribui ao ponto. É também importante estimular a intervenção do grupo através de comentários e a partilha de vivências.