Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Dinâmica das Emoções

Dinâmica das Emoções
56 votos, media 4.30 (86%)

Dinâmica das Emoções permite identificar e exprimir o próprio estado de espírito. Dinâmica das Emoções incentiva cada participante a tomar consciência da forma como reage perante as situações.

O que precisa para Dinâmica das Emoções

Para esta dinâmica o grupo deverá ter entre 10 e 15 participantes, sendo adequado para idade. É necessário apenas uma sala ampla e vazia.

Dinâmica das Emoções

O animador convida os participantes a caminhar livremente pela sala, sem tocar uns nos outros. Quando o animador disser a palavra de ordem: “PARAR!”, os participantes aguardam as instruções:

  1. Formar dois grupos: os que se sentem bons para um lado e os que se sentem maus para o outro. Os participantes deverão explicar porque escolheram cada lado.
  2. Formar dois grupos: os que se sentem alegres para um lado e os que se sentem tristes para outro. Cada participante deverá explicar a sua escolha.
  3. Formar dois grupos: os que se sentem oprimidos e os que se sentem opressores. Dialogar sobre a escolha.

Entre cada formação de grupos, os participantes são convidados a caminhar pela sala de forma livre.

O animador deverá estar atento aos sentimentos e às emoções para posteriormente trabalhar os comportamentos e as atitudes.