Educamais.com
Tudo o que precisa saber sobre educação e dificuldades de aprendizagem.

Dinâmica das Cores

Dinâmica das Cores
55 votos, media 4.60 (91%)

Dinâmica das cores pretende estimular a auto-percepção.

Dinâmica das Cores

Dinâmica das cores tem o objetivo de sondar a capacidade de identificar as variações emocionais e favorecer a aceitação. É muito importante utilizar esta dinâmica apenas com um grupo coeso e empático, pois é um jogo que estimula a ansiedade. O animador deve estar particularmente atento à capacidade dos participantes de percepcionar as suas próprias emoções e às eventuais dificuldades encontradas.

Material para Dinâmica das Cores

Para realizar esta dinâmica é necessário uma sala espaçosa, assim como folhas de desenho, pincéis, lápis de cera ou tintas que permitam o máximo de tonalidades possível. Destina-se a uma fase de grupo intermédia, entre 5 a 20 participantes com a duração de aproximadamente 30 minutos, conforme o número de participantes.

Como realizar a Dinâmica das Cores

O animador convida os participantes a sentarem-se no chão formando um círculo. No centro coloca todo o material de pintura e estimula os participantes a pintarem um desenho com a cor que julgam que exprime melhor o seu estado de espírito do momento ( por exemplo, preto). Após isto, o animador pede para pensarem na cor diametralmente oposta (por exemplo, branco).

Seguidamente o animador propõe que, numa única folha, pintem todas as cores entre as escolhidas anteriormente (neste caso, cinzento, laranja, etc). Convida os participantes a percepcionarem as variações das sensações percorrendo as diversas tonalidades.

No fim, forma-se de novo um círculo e promove-se o diálogo sobre a experiência.