Educamais.com

Portal de dislexia e dificuldades aprendizagem. Informações para os pais sobre Dislexia, Dificuldades de Aprendizagem, Autismo, TDAH, Orientação Escolar

Dinâmica da Comunicação

Dinâmica da Comunicação
19 votos, media 4.07 (81%)

Dinâmica da Comunicação  destina-se a uma fase intermédia do grupo. Dinâmica da comunicação destina-se a no máximo 20 pessoas com idades superiores a 12 anos.

O principal objectivo da dinâmica da Comunicação é o de permitir que cada participante reconheça as diferentes formas de comunicação: da voz, do tom de voz, da mímica facial, da expressão do olhar e da expressão corporal.

O que precisa para Dinâmica da Comunicação

Necessita de uma sala ampla ou espaço ao ar livre, lápis, folhas de papel e cadeiras.

Dinâmica da Comunicação

Para iniciar a dinâmica, os participantes sentam-se em semi-círculo e o animador distribui a cada um uma folha e um lápis. Previamente e em particular, o animador informa cada participante acerca de uma emoção que deverá comunicar ao resto do grupo. Por exemplo, falar com tristeza acerca da pasta de dentes, mostrar janga para com o relógio que tem no pulso, etc.

Convém que o animador refira que o importante não o conteúdo em si, mas a forma como este é expresso, a emoção manifestada.

Enquanto cada participante se exprime perante todo o grupo, os outros membros vão anotando na sua folha de papel qual é que acham que foi a emoção manifestada, se existiu discrepância entre a emoção e o tom de voz ou a expressão corporal.

Para finalizar a dinâmica, cada participante lê as suas observações das representações dos outros e dá a sua opinião.

Esta dinâmica é importante para que todos os participantes se apercebam da diferença de comunicação entre todos e qual a sua própria forma de comunicar.