Dinâmica da Centopeia

 

Dinâmica da Centopeia é excelente para promover a coesão grupal. Dinâmica da Centopeia é uma dinâmica bastante divertida e descontraída.

O que precisa para Dinâmica da Centopeia

O grupo deverá ter 5 a 15 participantes com idades superiores a 10 anos. Poderá demorar cerca de 30 minutos, dependendo do número de participantes e necessitará de uma sala ampla, preferencialmente vazia.

Dinâmica da Centopeia

O animador convida os participantes a encostarem-se a uma das paredes da sala, lado a lado (a parede mais distante). Seguidamente convida os participantes a percorrerem o trajecto entre as duas paredes o mais naturalmente possível. Quando alcançarem a parede deverão fazer o percurso de volta.

Neste momento, o animador pede para que cada participante estabeleça contacto físico, com os braços ou com as mãos, com o colega do lado. Mal isso aconteça deverão completar o mesmo percurso, ida e volta, repetindo, pelo menos, duas vezes.

Num segundo momento, o animador solicita que os participantes mantenham o contacto estabelecido anteriormente, mas coloquem o pé direito no meio das pernas do colega da direita e o pé esquerdo no meio das pernas do colega da esquerda. Repete-se o processo 3 ou 4 vezes, motivando os participantes a encontrar uma forma de caminhar o mais homogénea possível.

Após o jogo todos os participantes sentam-se em círculo e verbalizam o que experimentaram.

É muito importante que o animador observe eventuais dificuldades de contacto físico e também que motive o caminhar o mais homogéneo possível.