Dinâmica da Autobiografia

 

Dinâmica da Autobiografia pretende promover o conhecimento recíproco num primeiro encontro de um determinado grupo. Dinâmica da Autobiografia pode ser utilizada em todas as faixas etárias.

O que precisa para Dinâmica da Autobiografia

Poderá ser realizado em qualquer lugar sossegado e sem grandes distracções em cerca de 15 minutos ou mais, dependendo do número de pessoas.

Dinâmica da Autobiografia

Adopta-se a preparação normal em dinâmica de grupo, ou seja todos os participantes sentados em círculo. O animador do grupo apresenta-se em primeiro lugar e convida os participantes a fazerem o mesmo. O propósito é dizer o nome e aquilo que desejam acerca da sua pessoa: idade, profissão, estado civil, actividades preferidas, etc.

Quando todos os participantes tiverem partilhado as informações acerca de si próprios, o animador promove o diálogo sobre o grupo: as expectativas, pensamentos ou receios acerca do mesmo e do que se vai trabalhar.

Esta auto apresentação é muito importante na fase inicial de qualquer grupo, portanto revela-se essencial que o animador tome notas das informações que cada participante fornece acerca de si próprio e conheça as expectativas e  receios do grupo. O facto dos participantes verbalizarem os pensamentos e as expectativas alivia a tensão e a ansiedade e predispõe os participantes para o trabalho de grupo.