Dinâmica da Almofada

 

Dinâmica da Almofada permite trabalhar a capacidade de afirmação e o conceito de auto-realização. Dinâmica da Almofada tem a duração de cerca de 30 minutos, dependendo do número de participantes, que deverão ser entre 5 a 12.

O que precisa para Dinâmica da Almofada

Em termos de materiais necessita de uma almofada, uma folha de papel em branco, cadeiras e uma sala ampla.

Dinâmica da Almofada

Inicialmente os participantes sentam-se nas cadeiras formando um círculo. No centro do círculo o animador coloca uma almofada e explica que esse também é um lugar a ser ocupado.

Quando o animador disser ” partida” cada elemento do grupo tentará ficar na almofada, sentado ou de pé. Mal o animador diga “stop” todos param e permanecem na posição em que se encontram.

No final da dinâmica o animador convida os participantes a partilhar os seus sentimentos relativamente à posição em que se encontravam: se era a posição que pretendiam, se acharam difícil alcançar a almofada, como se sentiram perante o elemento do grupo que conseguiu ficar na almofada, etc.

É importante o animador observar as dificuldades que os participantes experimentaram assim como a forma como cada elemento do grupo lidou com a competição.