Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

 

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla celebra-se a 4 de Dezembro a cada ano. O Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla pretende consciencializar o público para a esclerose múltipla e esclerose múltipla infantil e sensibilizar para a importância do respeito e da inclusão das pessoas com esta doença.

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa do sistema nervoso central, de causa desconhecida com elevado potencial incapacitante (interfere com determinadas funções como visão, equilíbrio, locomoção, entre outras). É uma doença com maior incidência maior incidência nas mulheres do que nos homens, surgindo frequentemente entre os 20 e 40 anos de idade.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla. Estima-se que 35 mil brasileiros são portadores de esclerose múltipla, sendo que em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.

Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla

Neste dia visite uma associação de esclerose múltipla da sua zona, promova o debate sobre inclusão de possíveis alunos com esta ou outras doenças eventualmente incapacitantes.