Dia Mundial Sem Tabaco

Dia mundial sem tabaco comemora-se a 31 de Maio. Esta data foi criada pela Organização Mundial de Saúde que pretende que todos os países participantes cumpram os seguintes propósitos: proteger a população da exposição ao fumo do cigarro, erradicar publicidade relativa a cigarros, adição de sabores nos mesmos e venda a menores, aumentar as taxas sobre os cigarros e colocar mensagens de advertências nas embalagens dos mesmos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde,  o tabaco é o grande causador de 30% a 40% dos casos de cancro, matando cerca de 5 milhões de pessoas por ano. O Departamento de Oncologia Clínica do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) afirma que “além da conhecida correlação entre o hábito de fumar e maior risco de câncer de pulmão, vários outros tipos de câncer estão associados ao tabagismo.

Existe um maior risco para os tumores de rim, fígado, trato urinário, pleura, leucemia mielóide, pâncreas, cavidade nasal e seios para-nasais, estômago, trato digestivo alto e colo uterino. Os tumores na cabeça e na área do pescoço, como como lábios, fossas nasais, boca, garganta, laringe, faringe, nódulos linfáticos, glândulas salivares e glândulas tiróide, podem ser potencializados até 15 vezes.”

Mais datas comemorativas de Maio.