Dia Mundial do Braille

Dia Mundial do Braille celebra-se no dia 4 de Janeiro. Dia Mundial do Braille é comemorado no dia  em que nasceu Louis Braille, cego desde os 3 anos de idade, que criou o sistema braille.

Sistema Braille

O sistema braille é constituído pela combinação de 6 pontos, formando 63 caracteres, que permitem representar as letras do alfabeto, pontuação, símbolos científicos e musicais, bem como símbolos informáticos. A leitura é feita de forma tátil com a ponta do dedo e requer aprendizagem. Existem três níveis de braille, sendo que cada um é mais elaborado do que o anterior.

Braille em Portugal

O sistema braille foi introduzido em Portugal em 1880 pela Associação Promotora do Ensino dos Cegos e também por Branco Rodrigues que fomentou a criação de diversas escolas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística existem aproximadamente 160 mil pessoas com deficiência visual em Portugal.

Braille no Brasil

Em 1850 chegou o sistema braille ao Brasil através de José Álvares de Azevedo. Mas somente em 1940 é que se produziu um grande número de livros através da Fundação para o Livro do Cego No Brasil, atualmente Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Estima-se que no Brasil existem cerca de 6 milhões de pessoas com deficiência visual, o que representa cerca de 3,5% da população.

Como celebrar o Dia Mundial do Braille

Este é de facto um dia importante, especialmente para aqueles que não conseguem ver, para os seus familiares e educadores. Se tiver um aluno cego na sala de aula faça alguns jogos para explicar a cegueira ou dinâmicas com todos os alunos, para que estes possam compreender as dificuldades reais que o colega sente.

Procure biografias de pessoas que, apesar da sua deficiência visual, alcançaram e seguiram os seus objectivos de vida.

Acima de tudo, no dia-a-dia promova a inclusão das crianças e jovens com deficiência visual, estas possuem um grande potencial, somente a sua visão está limitada.