Dia Mundial da Voz

 

O Dia Mundial da Voz celebra-se a 16 de Abril. Este dia pretende relembrar  a importância da voz na vida de crianças, adolescentes e adultos.

O Dia Mundial da Voz tem como objetivo mostrar a real importância da voz, como cuidar da mesma e os perigos que a afetam.

Situações simples do dia-a-dia poderão ser uma oportunidade para ensinar aos seus filhos ou educandos algo sobre a voz. Por exemplo, beber bastante água para manter as cordas vocais hidratadas, praticar exercício físico regularmente e ter uma alimentação saudável são recomendações gerais que pode ensinar ao seu filho desde pequeno.

Nesta altura também pode abordar a questão da educação através da voz: falar baixo, não gritar com os outros, ser delicado com a entoação, entre outros.

Como celebrar o Dia Mundial da Voz

É importante falar sobre a voz, os seus mecanismos próprios, como cuidar da mesma, quais os possíveis problemas que esta pode ter. Para isso pode organizar um pequeno debate na escola com profissionais da área.

Pode ainda realizar vários workshops de voz, por exemplo de canto, de aquecimento da voz, de cuidados a ter para cuidar bem da voz, entre outros.

Em casa, pode fazer uma sessão divertida de imitação de vozes ou cantar com os seus filhos. E porque não assistir a um concerto em família?

Se é professor saiba alguns cuidados a ter com a voz para que a possa utilizar sempre nas melhores condições.