Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

 

O Dia Internacional para a Abolição da Escravatura celebra-se a 2 de Dezembro cada ano. Nos dias de hoje ainda existem vários tipos de escavatura que necessitam ser erradicados e por isso este dia foi criado como forma de manter presente e atual a luta e a reflexão desta questão.

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

Criado em 2004 pela Onu- Organização das Nações Unidas- o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura pretende trazer à memória a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.

Estimam-se que existam 21 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo: trabalho forçado, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, entre outros.

Neste momento a escravatura é considerada crime e foram criados vários instrumentos jurídicos para o combater. Por exemplo, Protocolo para Prevenir, Reprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, Especialmente Mulheres e Crianças, que entrou em vigor em 2003 como um complemento da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.