Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

 

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis celebra-se a 8 de Novembro.  Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis pretende lembrar a importãncia de uma boa alimentação, principalmente das crianças.

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

O  Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis foi criado pela Comissão Europeia com vista a travar o crescimento da obesidade infantil na Europa.

É durante a infância que se criam os hábitos alimentares, por isso esta data torna-se muito importante. É o momento para refetir sobre o tipo de alimentação e outros hábitos relacionados com a mesma.

Conforme vai crescendo torna-se importante a família mostrar o que é uma alimentação saudável e um estilo de vida promotora de exercício físico. Ensine as crianças a comer a horas, com as quantidades certas e os alimentos mais adequados.

Como celebrar o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

Promova workshops para pais e filhos com os pratos mais apetecidos, mas com os alimentos certos. Faça um jogo de descoberta de sabores de legumes, de frutas (muitas vezes as crianças não comem porque não conhecem o sabor).

Fale sobre a importância de um bom pequeno almoço e de comer de três em três horas e de ter uma refeição mais ligeira à noite.

Seja ativo em casa com os seus filhos, andando a pé, de bicicleta, indo à piscina ou passeando na praia. Na escola promova eventos desportivos e sirva lanches e snacks saudáveis nos mesmos!